Guia da Construção

GUIA DA CONSTRUÇÃO

 O passo a passo para o sucesso da sua construção

Item primordial e indispensável para liderar uma construção – seja para sua casa própria ou como investimento – a organização deve ser seguida à risca. Prazos, metas e planejamento te ajudam a visualizar melhor o começo, meio e concretização de uma obra.

Depois de desenhos e adequações, chega o momento de “colocar a mão na massa”. É a partir daí que a obra começa a ganhar forma, mas juntamente com ela inevitavelmente também surgem as dúvidas. Para facilitar o início da sua obra, enumeramos 13 dicas importantes para sua construção dar certo:

Primeira Fase | Projeto • Levantar • Cobrir

TERRENO
PLANTA
FUNDAÇÃO
CONCRETO
ARGAMASSA
PAREDES
LAJE
TELHADO
TERRENO

1 – TERRENO

Primeiramente é importante verificar todos os documentos necessários que provam que aquele terreno é seu. Esse documento é chamado de escritura ou compromisso de compra e venda assinado e autenticado pelo vendedor.

Limpe o terreno e confira no próprio local as medidas do lote, assim como se há rede de luz, água e rua de acesso.

PLANTA

2 – PLANTA DA CASA

Contrate um profissional capaz de desenhar a sua futura casa. Decidindo assim, quantos cômodos ela terá e seus tamanhos.

É importante começar pelos quartos, cozinha e banheiros, que são as principais partes, também chamadas de embrião. O restante do espaço é chamado de ampliação, para que possibilite futuras obras.

Esse projeto deve passar por uma aprovação na prefeitura – ou no CREA – para que então seja verificado quais são as exigências para aprovação da planta da casa e autorizar a construção.

Ao dar início nas obras, é necessário nivelar o terreno onde a casa será feita e construir cavaletes marcando a posição da casa no terreno. Isso é importante para que as paredes sejam erguidas na posição correta.

FUNDAÇÃO

3 – FUNDAÇÃO

A fundação serve para apoiar a casa no terreno e ela depende muito do solo deste. Para saber qual a fundação mais adequada, fazer uma sondagem ou consultar os futuros vizinhos são boas opções.

Baldrame (sapata corrida): Se for encontrado solo firme até uma profundidade de 60 cm, é possível abrir uma vala e fazer o baldrame diretamente sobre o fundo dela. Ele pode ser feito de blocos ou de concreto. Lembrando que é importante fazer a impermeabilização para evitar que a umidade “suba” pelas paredes da sua casa.

Broca (estaca): Se não for encontrado solo firme até uma profundidade de 60 cm, é necessário apoiar o baldrame sobre brocas. Outra solução é a construção de uma laje de concreto sobre o solo, também conhecida por radier. É importante não esquecer de instalar os tubos de esgoto e os ralos antes de concretar o radier.

CONCRETO

4 – PREPARAÇÃO DO CONCRETO

O concreto é basicamente composto por uma mistura de cimento, areia, pedra e água. Sua resistência e durabilidade depende da proporção entre os materiais que o constituem.

É de extrema importância que a quantidade de água da mistura esteja correta, pois o excesso dela diminui a resistência do concreto e a sua falta o deixa cheio de buracos. O concreto pode ser misturado à mão ou com betoneira.

O concreto pode, além de tudo, ser comprado pronto e ser entregue nas obras por caminhões betoneira, onde a consistência do material é determinada pelo profissional responsável pela obra.

ARGAMASSA

5 – PREPARAÇÃO DA ARGAMASSA

Argamassa é uma mistura homogênea com propriedades de aderência e endurecimento. Ela possui algumas finalidades, como assentar tijolos e blocos, azulejos, ladrilhos e cerâmica, além de regularizar paredes, pisos e tetos – tapar buracos, eliminar ondulações ou nivelar – e dar acabamento à superfícies – liso, áspero, rugoso.

Para que evite da argamassa ficar dura e difícil de ser trabalhada, misture apenas a quantidade suficiente para uma hora de aplicação. A argamassa também pode ser misturada à mão, betoneira ou comprada pronta em lojas de materiais de construção, sendo necessária apenas a mistura com água.

PAREDES

6 – PAREDES

As paredes internas e externas da casa podem ser levantadas com blocos cerâmicos estruturais da Cerâmica Mifale, dotados de alta qualidade que auxilia a passagem de componentes elétricos e hidráulicos, garantindo assim rapidez na obra, além da redução do desperdício e do volume de entulho.

Outro componente interessante para auxiliar a construção da sua casa é a canaleta cerâmica “U” da Cerâmica Mifale que pode ser usada para construção de vigas, contra vergas e apoio de janelas. Os blocos cerâmicos estruturais da Cerâmica Mifale são uniformes e facilitam a aplicação do reboco ou da textura. Não se esqueça dos vãos de portas e janelas e de começar sempre pelos cantos.

LAJE

7 – LAJE

A laje é um item da construção que aumenta o conforto e segurança da casa, além de contribuir também para o valor dela. As mais comuns são a de concreto armado ou pré-moldado, que são mais econômicas e simples de executar. As de concreto pré-moldado são compostas de vigota “T” ou vigota treliçada e lajotas, também chamadas tavelas.

A Cerâmica Mifale oferece também as canaletas cerâmicas compensadoras e em “J” para o apoio e o acabamento da laje, que são itens que auxiliam no processo da construção do seu futuro imóvel. Não se esqueça de impermeabilizar a laje, pois a água da chuva que se infiltra pelos telhados pode produzir mofo e estragar os móveis.

TELHADO

8 – TELHADO

O primeiro passo é construir as empenas – também conhecidas por oitões – sobre a laje. Elas serão responsáveis pela angulação e caimento do telhado. Se a casa não tiver laje, as paredes devem ser construídas criando essa angulação. O caimento do telhado depende do tipo de telha escolhida, mas a altura da empena depende também da altura da caixa d’água que ficará debaixo do telhado. Lembre-se de deixar espaço para abrir a tampa da caixa d’água.

Nos telhados de fibrocimento – ou cimento-amianto – o consumo de madeira é menor, pois não são usadas ripas. A montagem consequentemente é mais rápida.

Outro sistema de telhado é aquele feito de estrutura metálica que muitas pessoas pensam que por se tratar de materiais como ferro e metal seja extremamente caro, quando na verdade os preços são semelhantes ou até mais barato em relação os telhados de madeira. Esse tipo de telhado costuma ser mais leve e durar a vida toda.

Algumas Vantagens da Construção em Alvenaria de Vedação Vertical Estrutural

26
ANOS
100%
CERTIFICADA

Segunda Fase | Acabamento

ESQUADRIAS
REVESTIMENTO
PISO
INSTALAÇÕES
PINTURA
ESQUADRIAS

9 – ESQUADRIAS

Esse é o momento de preparar o lugar onde ficarão os batentes das portas e janelas, que devem ser nivelados e esquadrejados. Não se esqueça de deixar espaço para o acabamento do piso, quando marcar as soleiras das portas e a altura dos peitoris das janelas. Quando for colocar as portas, é interessante chamar um carpinteiro, pois quase sempre elas precisam ser aplainadas e ter encaixe para a colocação das dobradiças e das fechaduras.

REVESTIMENTO

10 – REVESTIMENTO

Agora que a obra já ganhou forma, é hora de se preocupar com o revestimento, para dar início ao acabamento da construção. O revestimento mais usado é feito com argamassa. O ideal é fazer com três camadas: chapisco, emboço e reboco.

Antes de aplicar a primeira camada, tape os rasgos feitos quando foram colocados os encanamentos e conduítes, lembrando que no caso dos blocos cerâmicos estruturais, como os da Cerâmica Mifale, há espaço entre eles exatamente para que essa quebra não seja necessária. Os blocos cerâmicos estruturais da Cerâmica Mifale são uniformes e facilitam a aplicação do reboco ou da textura.

Não se esqueça de impermeabilizar as paredes. Assim, sua construção fica muito mais segura.

PISO

11 – PISO

Antes de fazer o piso, coloque os tubos de esgoto para áreas como o banheiro e a cozinha com as esperas para os ralos. Depois, nivele o chão e soque bem. Coloque uma camada de concreto magro – fina camada – sobre o chão, para formar o contra piso. Lave o contra piso para aumentar a aderência, e então assente o piso que desejar, como ladrilhos, tacos ou cerâmica. O piso deve ser assentado com argamassa ou cola, sendo ela específica para cada tipo de piso.

Os pisos devem ser selecionados cuidadosamente para a parte interna e externa. Veja abaixo algumas opções de pisos para você utilizar na sua casa, lembrando que cada um tem um orçamento diferente e vai de você escolher qual se adequa mais ao seu bolso:

Piso de cerâmica: podem ser lisos, foscos, esmaltados, que imitam tijolo, entre outros. Piso de cerâmica ou piso frio é uma das opções mais baratas para revestir o chão. Porém sofre algumas desvantagens como não ser muito resistente. Mas como vantagem é que além de ser barato, é fácil de limpar e não mancha, podendo ser usado em todos os cômodos da casa.

Laminados: são placas revestidas de fórmica, que imitam madeira. Sua desvantagem é o barulho ao andar com sapatos de salto que podem incomodar. Tem durabilidade menor que a madeira, pode riscar com facilidade e a aparência não costuma ser muito natural. Não pode ser instalado perto de áreas molhadas. Mas como vantagem pode ser colocado sobre pisos já existentes, desde que estejam nivelados, e a instalação é rápida. É muito mais barato que pisos de madeira.

Taco de madeira: deixam o ambiente quente no inverno e fresco no verão. Hoje o taco de madeira está beirando a raridade porque o piso frio é bem mais em conta – e de manutenção mais simples e barata. São blocos de madeira maciça colados sobre o contra piso. A desvantagem é em relação à instalação que não é fácil, nem rápida. Mas como vantagem é que apesar de precisar de manutenção a longo prazo, o taco fica novo rapidamente.

INSTALAÇÕES

12 – INSTALAÇÕES

Água: O ideal é contar com a ajuda de um encanador. Primeiro, é necessário montar o cavalete para a ligação do medidor de água. Em seguida, coloque a caixa d’água no ponto mais alto da casa, faça a ligação do cavalete conforme medidas estabelecidas pela empresa de Saneamento de água e esgoto da sua cidade, passando pelo registro de consumo que será levada até a caixa d’água. Não esqueça de colocar uma boia com registro na caixa d’água.

Esgoto: Se a sua rua não tiver rede de esgoto, faça uma fossa séptica com semidouro no local mais baixo do terreno e mais afastado da casa.

Eletricidade: Procure a companhia elétrica da sua cidade para saber como fazer a ligação do relógio de luz, atendendo às normas padrão estabelecida por eles. A caixa de luz, onde vão ficar os fusíveis e os disjuntores, deve ficar em local de fácil acesso. As caixas de passagem e os conduítes podem ser embutidos nas paredes ou ficar aparentes. Lembrando que a ajuda de um eletricista é sempre fundamental.

PINTURA

13 – PINTURA

A pintura é importante para proteger a casa do sol e da chuva. Cada tipo de pintura requer uma preparação ou uma técnica. A superfície para qualquer tipo de pintura deve estar primeiramente limpa e seca de poeira, gordura, graxa, sabão ou mofo.

Atualmente existe uma infinidade de cores no mercado, como tons de vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, marrom, violeta, pastéis e muitos outros para pintar as paredes da sua casa, assim como os mais variados tipos de texturas decorativas:

Textura com efeito grafiato: aparência rústica, arrojada e elegante.

Textura com efeitos espatulados: com base numa textura lisa, use uma espátula e faça o movimento desejado. Pode ser usado em paredes internas e externas.

Textura com efeitos chapiscados: efeito fácil e excelente para evidenciar superfícies em jardins, paredes externas ou fachadas.

Textura com efeitos ranhurados: efeito que normalmente sobram rebarbas e que fazem parte do efeito e dão um charme especial a esta textura decorativa.

Não se esqueça de passar um demão de seladora antes de aplicar as tintas. E que as portas e janelas podem ser envernizadas ou pintadas com esmalte da cor desejada.

Agora sua obra está praticamente finalizada, faltando apenas o acabamento que seja de sua preferência e a decoração. Lembre-se sempre da importância de contratar profissionais adequados e especializados em sua construção e de utilizar produtos de alta qualidade e que garantam a segurança do seu empreendimento, como a linha de blocos cerâmicos e canaletas da Cerâmica Mifale.

Algumas Obras

Alguns de Nossos Clientes

Há mais de 26 Anos Produzindo QUALIDADE !